segunda-feira, 18 de junho de 2012

Para uma liderança eficaz - Por Pr. Edenir Araujo

Para uma liderança eficaz
Por Pr. Edenir Araujo



Li um artigo de um irmão chamado Marcelo Bueno Costa intitulado "Os três C's de uma liderança eficaz" e gostaria de compartilhar com vocês. Vamos ao primeiro C:

1º Uma liderança eficaz é uma liderança que tem compromisso.
Tem de ser comprometida com a visão e a missão. Independente das circunstâncias, de forma alguma uma liderança que almeja alcançar a cada dia mais eficácia em seu desempenho, nunca poderá abandonar o compromisso, seja qual for o preço a pagar, de não negociar os princípios e valores que dão vida a liderança. Uma liderança eficaz deve estar comprometida em transformar todo bem de capital e de recursos humanos e principalmente espirituais e se alinhar sempre com a visão e a missão de seu ministério. Jesus jamais negociou os princípios e valores do Reino de Deus, e sempre manteve-se fiel a visão e a missão que o pai lhe incumbiu.

2. Uma liderança eficaz é uma liderança que tem coragem.
Coragem sempre para quebrar paradigmas. Num mundo em constante transformação, somente uma liderança em constante capacitação poderá ter respostas e coragem para quebrar paradigmas, a fim de não permitir que o ministério venha se engessar e paralisar. Mais do que nunca, hoje ser flexível é preciso, cuidando em não negociar valores e princípios.
Mas, para mudar é preciso coragem. Coragem de forma alguma significa ausência de medo, mas sim, ter capacidade e força suficiente para enfrentar e mudar. Lembrando que aqui está um convite a buscarmos não uma auto-ajuda , mas sim uma ajuda capacitadora que só vem do alto.
Se não semearmos o que nunca semeamos, não teremos uma colheita diferente.

3. Uma liderança eficaz é uma liderança que tem compaixão.
Compaixão significa se colocar no lugar do outro.Toda liderança que busca eficácia deve estar preocupada em se envolver e servir seus liderados.
Nesse aspecto também, ninguém melhor do que Jesus Cristo para nos ensinar, pois se Ele não soubesse que isso fosse de grande importância e não tivesse se preocupado em desenvolver e servir sua equipe de apenas 12 homens, sua visão não estaria atraindo até hoje milhões de pessoas em todo o mundo e sua missão não estaria sendo cumprida com tanta eficácia após 2000 anos.
Observe nos evangelhos que os milagres que Jesus operou, eram antecedidos por compaixão.
Lembre-se: Compaixão não é simpatia mas empatia. Sempre se coloque no lugar do outro e veja sua liderança alcançando eficácia.
Deus te abençoe e multiplique!!!

Pr. Edenir Araujo
Geração de adoradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário